Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A história da bateria (instrumento musical)

Os instrumentos de percussão são provavelmente os mais antigos criados. Os primeiros tambores foram criados em torno de 600 A.C. as peles de animais foram substituídas por materiais sintéticos a base de plástico.

 A lista destes instrumentos é quase infinita: bongôs, tamborins, pandeiros, congas etc... O "conjunto de tambores", ou seja, a bateria, foi inventada no século XIX (dezenove), depois de ser inventado o pedal de bumbo. Este possibilitava uma única pessoa tocar vários instrumentos percussivos simultâneamente. 

As baterias estouraram mesmo no começo do século XX (vinte), quando os músicos de jazz eram acompanhados pelos bateristas. Uma bateria simples é composta por: bumbo, caixa, ton-tons, surdo e chimbal (contra tempo), pratos de condução, de ataque e efeitos.

Geralmente tem-se dois tons e um surdo, mas é claro que existem baterias com maiores quantidades de peças que proporcionam maior variedade de sons. Foram inventadas grandes variedades de baquetas; os pratos podem ser feitos de materiais, tamanhos e formas diferentes.
 
A conclusão que nós chegamos foi que não se tem um criador definido da bateria, até porque ela é constituída por vários instrumentos e que não se conhece ao certo cada um de seus criadores.

Foto de uma bateria "normal" de hoje em dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário